sexta-feira, 26 de outubro de 2007

2º dia de Ocupação na Reitoria da UFRuralRJ

2º dia de Ocupação na Reitoria da UFRuralRJ.

Após a primeira noite de ocupação, e de um cronograma de mobilização pela manhã, conseguimos a primeira vitória do dia impedindo a realização do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Realizamos uma plenária com a presença da administração superior na qual apresentamos nossa pauta de reivindicações que contemplava os seguintes pontos:
- Ampliação do tempo de debate a respeito da implementação ou não do REUNI na UFRuralRJ.
- Formação de uma comissão paritária eleita pela base, composta pelos três segmentos, para discutir os rumos da universidade.
- Cancelamento do CEPE e do CONSU.
- Garantia que não haverá repressão ou retaliação a qualquer estudante presente na ocupação.
Seguido da apresentação, fizemos um debate sobre o REUNI na qual a reitoria reafirmou sua posição.
As 13h, começamos a mobilização para inviabilizar o CONSU (Conselho Universitário), com mais de 250 estudantes,e fizemos um cordão de isolamento em frente ao auditório onde seria o CONSU. O Reitor abriu o Conselho nos corredores e tentou a todo custo aprovar o projeto elaborado pela Comissão Consultiva da UFRuralRJ,mas foi impedido pelos estudantes.
Com isso,conseguimos adiar o processo de implementação do REUNI, ganhar tempo na discussão e elaboração de uma proposta construída coletivamente por toda comunidade acadêmica,pensando em uma alternativa que atenda às nossas reais necessidades.E esta seria desvinculada totalmente das metas do REUNI.
Reafirmamos,assim,nossa posição de continuarmos mobilizados e ocupando a Reitoria até o prazo final de aprovação e entrega do Projeto para o MEC, que será na próxima segunda-feira(29/10/2007).

Comissão contra o REUNI / Ocupação da Reitoria da UFRRJ.

Estudantes da UFRuralRJ ocupam a reitoria!

Nenhum comentário: