segunda-feira, 29 de outubro de 2007

NOTA DE DESOCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFRRJ E MOÇÃO DE AGRADECIMENTO

Os estudantes ocupados na Reitoria da UFRuralRJ tem grande satisfação em comunicar a vitória obtida ao conjunto da comunidade acadêmica e ao conjunto do movimento estudantil desta e de outras universidades. O movimento de ocupação a Reitoria possibilitou o impedimento da realização do Conselho Universitário que aprovaria a adesão desta universidade ao REUNI e garantiu que não fosse enviado nenhum projeto ao MEC até o prazo do dia 29/10, possibilitando mais tempo para que o conjunto da comunidade acadêmica se intere no assunto.

Diante disso, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que contribuíram para o resultado obtido, cada estudante que participou da ocupação, das mobilizações ou que nos apoiou com sua visita no gabinete da Reitoria; cada entidade estudantil que se fez presente e contribuiu com a conquista deste primeiro objetivo; aos estudantes das outras universidades federais do estado do Rio de Janeiro (UFF, UFRJ e UNIRIO) que acompanharam e integraram nosso movimento; ao Grêmio do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), e também à ADUR-RJ e ao SINTUR-RJ, pela garantia da alimentação.

Por fim, reiteramos que desocupamos a Reitoria da UFRuralRJ cientes de que a luta pela construção da universidade passa por uma luta pela expansão e reestruturação de qualidade, e que apenas um dos objetivos foi conquistado. Abre-se um novo período de nossa luta, em que se agregam dois desafios: o primeiro é barrar definitivamente o REUNI, o segundo é garantir a realização de amplos debates, com assembléias em institutos e mesas-redondas, acerca da adesão ou não ao REUNI pela nossa universidade, afim de proporcionar que todos os membros da comunidade acadêmica estejam cientes da discussão, se mobilizem para garantir que barremos este decreto esperando que bons ventos soprem em nossa direção.

Ocupação da Reitoria/Comitê Contra o REUNI

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Aqui é o Luan, da UNIRIO. Gostaria que vocês do Comitê da Rural entrem em contato conosco para barrarmos o Reuni em âmbito nacional. Sabemos que no caso da Rural, o pior já passou, mas a luta é nacional, como reiterei quando estive aí.

Podemos começar a pensar num Comitê Estadual por exemplo.

Aguardo contato. Abraços!

Guilherme BR disse...

Moção de apoio – Núcleo PSOL UFPR

Nós, militantes do Núcleo Estudantil – UFPR do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apoiamos e estamos na construção da ocupação da UFPR. Na luta contra o REUNI (Plano de Precarização da educação superior) e em defesa das pautas e do programa defendido historicamente pelos movimentos da educação, nós nos somamos a diversos companheiros e companheiras – de outras organizações, Centros Acadêmicos, independentes, participantes de coletivos – na construção desta ocupação, e no apoio de outras 12 ocupações (ficamos felizes, ao escrever esta moção de saber da ocupação da PUC SP, que agora se somam a 10 universidades federais que estiveram ou estão em processo de ocupação: UFBA; UFRJ; UNIFESP; UNIR; UFS; UNIRIO; UFPE; UFFRJ; UFF, UFES). Também nos solidarizamos e apoiamos as diversas lutas das lutadoras e lutadores de outras instituições, como das companheiras e companheiros da Fundação Santo André, que recentemente foram duramente reprimidos em suas reivindicações e luta contra os abusivos aumentos de mensalidade em tal instituição.
Solidarizamos-nos e apoiamos as diversas lutas do movimento estudantil combativo, quem tem levantado-se e reconquistado força. Pois, como outros já disseram: “para medir nossa força, a força de nosso movimento, basta perceber a força da repressão.” Repressão esta que não tem sido pouca. As punições, perseguições e repressão daqueles que dão ordens, dos poderosos e dominantes, ao contrário de nos enfraquecer, deve nos dar consciência de nossa força: demonstra que temos nos reorganizado e construído uma força que antes não tínhamos. O movimento de juventude levanta-se!

“O futuro
não virá por si só.
se não tomarmos medidas.
Pega-o pelas orelhas, juventude!
Pega-o pela cauda, pioneiro!
A comuna,
não é uma princesa fantástica
com quem
de noite se sonha.
Calcula,
reflete,
mira bem
e avança!
...
Qual uma peliça
o tempo é também
roído
por vermes cotidianos.
As vestes poeirentas
de nossos dias
cabe a ti, juventude, sacudi-las”.

Trechos de “Desatai o futuro”
Maiakóviski – URSS (1925)


Núcleo PSOL Estudantil – UFPR
Curitiba, 06 de Novembro de 2007.

OS: A demora da moção de apoio às ocupações deve-se ao fato de nossos compromissos pessoais e de nossa participação e tarefas na ocupação da UFPR.

Abraços a todos e todas que sonham conjuntamente e que lutam.

Yuri Soares disse...

Parabéns companheiros, é assim que democratizaremos e populizaremos a universidade, com luta e com propostas, com debate e mobilização!

Avante, que a luta continua!

Yuri Soares Franco
Estudante de História da UnB
Juventude do PT-DF
Grupo Reconstruindo o Cotidiano
www.reconstruindoocotidiano.blogspot.com

Fernanda disse...

Oi!!!
Estava fazendo uma pesquisa e achei vc.
Como gostei muito do seu blog resolvi perguntar pra ver se vc pode me ajudar, estou tentando fazer com que o meu blog quando abrir as postagens fique como o seu. Tipo: http://o nome do blo/search/label/nome da postagem.
e até agora não consegui.
vc sabe me dizer como eu faço para que asw minhas postagens abra search/label/?título da postagem?
Ou sabe onde posso aprender, ou onde tem um tutorial detalhado?

Agradeço muito se puder me ajudar, já quebrei minha cabeça e nada.


Bjus, sucesso, fique com Seus!!!

http://conquistandoumsonho.blogspot.com